Como bater metas no início do ano?

Ao longo do ano podemos notar que o funil de vendas não é linear, por conta de inúmeros fatores: falta de planejamento, prospecção baixa, desmotivação dos funcionários, entre muitos outros motivos. Mas, existe algum meio de bater metas em períodos de baixos fechamentos?

Bater metas não é uma tarefa fácil, é necessário um bom planejamento para que tudo ocorra da maneira programada e esperada, estabelecendo metas desafiadoras, porém possíveis de serem atingidas, conforme a realidade.

Separamos algumas dicas, ferramentas e estratégias para te ajudar a atingir o seu objetivo, nesse início do ano. Confira!

1 - Planejamento

Para definir uma meta, ou inúmeras metas, existe um modelo muito utilizado empresarialmente intitulado como “SMART”, ou pela tradução livre “Inteligente”. Onde cada letra da palavra, carrega o seu significado:

  • S - Specific: Específica – Como o próprio nome diz, é necessário que você seja específico nas definições dos seus objetivos.
  • M - Measurable: Mensurável – Defina objetivos mensuráveis, está altamente atrelado com o item acima, já que aqui é a forma de monitorarmos o desempenho. Aqui nós quantificamos as metas, assim podemos saber ao longo do caminho o quanto falta para atingirmos e no final, podemos comparar os resultados.
  • A - Attainable: Atingível – Ampliar as vendas é o anseio de toda empresa. Mas definir um resultado que esteja fora da realidade, seja muito acima da capacidade instalada ou dos recursos de que sua empresa dispõe, traz frustração ao time comercial.
    De nada adianta listar inúmeras metas e criar um enorme anseio para que sejam atingidas, se as mesmas estiverem fora da realidade. Os números devem ser desafiadores para motivar sua equipe, mas não exagere.
  • R - Relevant: Relevante – É necessária uma análise de toda a meta e qual será o impacto que ela terá na sua empresa. Afinal, você conhece sua realidade, sua empresa e os seus funcionários, sabe exatamente o que eles já realizaram e onde conseguem chegar, o esforço vale a pena? Lembre-se que tempo é dinheiro.
  • T - Time based: Temporal – Por fim, mas não menos importante, chegamos no tempo. Assim como todo planejamento é necessário estimular prazos, uma semana, meses ou anos. Mas lembre-se é necessário um prazo específico, para que assim sua meta seja alcançada.

2 - Análise de Mercado

Janeiro, Fevereiro e até mesmo Março são meses muito conhecidos por terem um baixo rendimento quando se trata de concretizar negócios, bater metas e atingir resultados, afinal de contas tenho certeza que em algum momento da sua vida você já escutou a frase “O ano só começa após o carnaval”. Será que existe algum meio de driblarmos tal situação?

É necessário fazer uma análise do mercado externo e interno também, já que você precisa conhecer a fundo sua própria estrutura, analisar condições de oferta e demanda e saber quem são os seus concorrentes, além de períodos de vendas sazonais e alerta de crises econômicas. Tudo é questão de planejamento.

Conheça seus números e estude o histórico de vendas da empresa, observe quem são seus compradores atuais e em qual determinado tempo eles estão dispostos em investir mais e quando eles suspendem a aquisição do produto ou serviço. Assim você conseguirá focar em aumentar o seu mailing, atingir mais público e criar uma vasta lista de novas prospecções.

Um item a ser muito considerado é o calendário, identifique feriados e se eles o favorecem ou não em relação a vendas, o quanto isso será impactante no desenvolvimento das suas metas? Identificando os feriados e datas comemorativas, além de eventos, você conseguirá fazer uma programação que se encaixe com as datas, sejam elas positivas ou negativas para sua empresa.

Incentive sua Equipe

Uma equipe motivada certamente só te renderá bons resultados. Aquela conversa onde só resulta em esporro e gritos com o seu funcionário não te ajudará a bater metas, disso você pode ter certeza, então por que não tentar de outra maneira?

Existem inúmeras dicas de como incentivar a sua equipe a bater metas, e aqui vamos citar algumas:

  • Ambiente agradável – O ambiente de trabalho está coligado no rendimento do seu funcionário, afinal de contas ele passa mais tempo na empresa do que em sua própria casa, é necessário um ambiente motivador, para que o funcionário sinta satisfação em vestir a camisa da empresa.
  • Treinamentos e Feedbacks – Quando você investe em treinamentos para sua equipe, o colaborador vai se sentir valorizado, já que demonstra o quanto a empresa possui interesse em seu desenvolvimento profissional, o mesmo se esforçará para trazer resultado do que lhe foi remetido. A comunicação é algo essencial, troca de experiências, o famigerado feedback está sendo valorizado nos dias atuais, e é algo que nunca deve sair de moda empresarial, o seu funcionário precisa saber onde acertou e no que precisa melhorar.
  • Marketing de Incentivo – Conjunto de estratégias focadas na melhoria do desempenho da sua equipe de uma maneira atrativa, mas como seria isso? Normalmente, são campanhas onde as metas são motivadas a serem atingidas por meio de premiações, em um determinado prazo. A campanha de incentivo deve ser reconhecida como algo além de uma bonificação, e sim como uma jogada de estratégia totalmente benéfica para a empresa.
    Um bom marketing de incentivo pode acarretar em inúmeros fatores positivos para o seu negócio: aumentar vendas, bater metas, reduzir custos, fidelizar novos clientes, reconhecer talentos, alavancar produtividade, além de muitos outros.
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Concentre seus esforços em meses aquecidos

Não existe uma receita do milagre, independente do ramo e segmento da sua empresa, sempre terá alguns meses cujo a receita mensal será relativamente mais baixa, e o que você poderá fazer para reverter essa situação?

Concentrando o maior volume de vendas nos meses mais aquecidos, ou seja, se os meses mais fracos são os de janeiro e fevereiro, comece a trabalhar fortemente a atração de leads dentro dos próprios meses, assim concentrará esforços nos períodos que resultam mais em questão de metas.

Gostou das informações? Conte para nós se conseguimos te ajudar com algumas das nossas dicas!

Esperamos que as suas metas semanais, mensais e anuais sejam batidas e que os resultados sejam benéficos para o seu negócio e que esse ano traga ótimos frutos!

Vamos bater metas!?

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