Atração e retenção de talentos: como a empresa pode se destacar?

O preço para substituir um colaborador pode chegar duas vezes ao seu salário anual, você sabia? A atração e retenção de talentos é indispensável para qualquer empresa que deseja se destacar e traz diversos benefícios aos negócios.

As maiores inovações e alta produtividade só acontecem se os talentos certos forem colocados nos lugares certos, ou seja, a contratação e retenção desses profissionais, são importantes para que a empresa possa crescer e ser vista como um negócio de referência no mercado.

Entretanto, a retenção de talentos atualmente é um dos principais desafios do RH. Manter os colaboradores motivados exige planejamento estratégico.

Nesse artigo explicaremos a importância dos benefícios na atração e retenção de talentos, e como a sua empresa pode se destacar.

Por que o talento é importante?

O termo “talento” faz parte a alguns anos do vocabulário dos profissionais de RH, entretanto sua aplicação se tornou banalizada. É comum observarmos colaboradores com uma boa performance ou que passam horas a mais no escritório sendo chamados de “talentos”.

Não existe nada de errado com isso, performance acima da média alinhado com esforço são sinais para identificar de fato um talento, porém não podemos nos basear apenas nisso.

Empresas são feitas por pessoas. É natural supor que se o time da sua empresa é formado por pessoas engajadas, alinhadas aos valores da empresa e assim apresentam alta performance, a sua empresa vai crescer.

São estes talentos que levarão os resultados da sua empresa a um novo estágio. Portanto, a retenção de funcionários é fundamental.

Em um estudo citado pela McKinsey, pesquisadores comprovaram que uma pessoa de talento superior é até oito vezes (800%) mais produtiva que uma pessoa de desempenho médio (de acordo com a complexidade do trabalho).

O que é retenção de talentos?

Se trata como um conjunto de estratégias, políticas e práticas que as organizações costumam adotar para manter seus colaboradores por mais tempo na empresa. Inúmeros métodos são utilizados nessa busca para segurar na empresa os colaboradores que possuem talentos e precisam ser lapidados e estimulados.

Reter talentos não é uma tarefa fácil e manter a motivação do colaborador em dia requer muita disposição dos gestores e líderes. Vivemos uma realidade onde as empresas passam por processos de troca de funcionários constantemente, e manter o talento por anos atualmente é considerado objetivo de luxo.

Mas será que sua empresa vem tomando as decisões certas?
“Quais estratégias e metodologias você adotou para manter seus colaboradores motivados com os objetivos da equipe?”
“Qual foi a última vez que você deu um feedback ou agradeceu seu colaborador por ter executado um belo trabalho?”
“Você sabe qual a importância da retenção de talentos nas organizações?”

A importância dos benefícios na atração e retenção de talentos

Benefícios estimulam mudança de comportamento, mas para que essa mudança seja constante e de fato gere resultados, é preciso criar um programa de recompensas.

Os benefícios podem ser tanto premiações, com base no atingimento de metas, quanto iniciativas direcionadas ao planejamento de carreiras. E para que o programa de benefícios ocorra da maneira esperada, tendo como consequência a motivação do colaborador, é preciso que a empresa se comprometa com a comunicação clara, objetiva e contínua, sobre quais são e de que formas os benefícios são oferecidos.

Benefícios que estimulam e retêm talento

Campanhas de marketing de incentivo são ótimos para estimular quando o assunto é motivação e engajamento do seu time, a Conquiste 360 oferece as melhores soluções, sendo elas:

  • Cartões Pré-Pagos: Feito sob medida para sua premiação, com eles você poderá reconhecer e motivar clientes e colaboradores

  • Plataforma Virtual 360: Toda facilidade das soluções de meios de pagamentos agora na versão virtual.

  • Plataforma Conquiste Pontos: A mais completa plataforma de premiação e resgate de pontos, para premiar seus colaboradores e clientes.

  • Vales Presentes Físicos e Virtuais: Trabalhamos com diversidade de categorias e segmento das principais redes do Brasil.

Todos esses benefícios transmitem a imagem para o mercado de como a sua organização é repleta de vantagens. Se tratando de uma ferramenta poderosa para adquirir novos talentos.

Quais os benefícios em reter funcionários nas empresas?

É necessário abrir os olhos para conseguir enxergar todas as vantagens que a retenção de colaboradores eficientes traz para sua empresa, negligenciar isso pode ser um tiro no pé.

Perder talentos, além de ter um alto custo para a empresa, gera perda de conhecimento e experiência ao colaborador que está indo embora.

Portanto, separamos alguns pontos dos principais benefícios em reter funcionários nas empresas:

  • Ambiente de trabalho mais agradável: O profissional de talento está sempre disposto a ajudar e propor soluções a possíveis desafios, o que consequentemente gera um clima agradável entre o time.

  • Foco no engajamento e produtividade: Quando o time está alinhado e trabalhando em prol do mesmo objetivo, as ações conjuntas são feitas de forma assertiva e em menos tempo.

  • Mais economia para empresa: Como já dito anteriormente, o desligamento de um funcionário gera gastos para empresa, e se ela tem um alto índice de turnover (taxa de rotatividade dos funcionários em uma empresa), então significa que ela perde muito dinheiro ao perder talentos.

Na retenção de talentos o ponto mais importante é conhecer profundamente os próprios colaboradores, tendo em métrica seus pontos fortes e fracos, e principalmente investindo em capacitações profissionais que os tornem melhores e mais preparados para enfrentar os desafios.

É necessário que os líderes de recursos humanos e gestores tenham em mente, que precisam se reinventar com novas metodologias, técnicas e táticas para manter um colaborador engajado.

Reter um talento no mercado atual é como ganhar na loteria. É conseguir manter-se a frente na incessante corrida por resultados satisfatórios.

Quando falamos de engajamento, falamos da Conquiste 360. Toda a gestão de incentivos em um só lugar!


Entre em contato com os nossos especialistas para receber uma proposta!
comercial@conquiste360.com.br
Telefone: 11 3144-5400 / WhatsApp: 11 94070-9369
https://conquiste360.com.br

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência e analisar como você interage em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.