Geração Z no Mercado de Trabalho – Como Motiva-los?
A tão esperada geração Z adentrou ao mercado de trabalho, e podemos afirmar que estão transformando e inovando quando se trata de relações trabalhistas.
Uma geração marcada por jovens que nasceram com um contexto tecnológico desenvolvido, portanto é necessário que o mercado se adapte a essa nova geração, mas afinal, o que seria a geração Z?
Geração Z é a definição sociológica para pessoas nascidas entre 1995 a 2010. Ou seja, pessoas que estão saindo da faculdade, e adentrando no mercado de trabalho, a procura de oportunidades que combine com suas experiências e estilos de vida.
Uma das principais características muito presente nessa geração, é que de forma generalizada, os jovens antecipam e simplificam muitas coisas, característica essa que se faz necessária dentro do mundo corporativo, ou seja, otimização das tarefas acaba rendendo produtividade dentro de uma equipe.
Podemos destacar também o fato de que a geração Z possuem uma compreensão tecnológica apurada. Uma pessoa que nasceu depois dos anos 2000 nasceu sob os avanços tecnológicos, as inovações acabaram por fazer parte da própria evolução natural.
Como é a geração Z no mercado de trabalho?
Por se tratar de uma geração nascida em meio ao avanço da tecnologia, se tornaram mais antenados, com pensamentos rápidos e habilidade multitarefa.
O foco da nova geração não é apenas em ganhar dinheiro, e sim tudo que vem atrelado a isso, como sucesso dentro da carreira, realizar atividades cujo realmente gostam e sentem apreciação, além da qualidade de vida. Sendo assim, acabam por se tornarem profissionais dinâmicos, interativos, multidisciplinares, criativos e curiosos.
Como cativar e motivar a Geração Z na sua empresa?
Flexibilidade:De acordo com uma pesquisa sobre “Flexibilidade no Mercado de Trabalho”, realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) em parceria com o Ibope, 73% dos brasileiros desejam ter um expediente mais flexível. Portanto, para atrair novos talentos, é necessário trabalhar com horários flexíveis e dar autonimia para os mesmos gerenciar suas rotinas.
Salário e Autonomia: A nova geração tem muito apego a se preocupar em fazer o que realmente gostam, do que com o salário propriamente dito, entretanto, não deixam de ser ambiciosos e tendem a se atrair também por trabalhos dos quais são bem remunerados e conseguem visualizar crescimento dentro do ambiente profissional.
FeedBacks: A geração Z tendem a serem mais autocríticos em questão de até mesmo pequenos erros, e por serem prematuros dentro do mercado possuem certa insegurança, portanto procure manter um sistema de feedback prático e constante.
Metas: A criação de metas é algo extremamente importante que não se deve deixar de lado, já que com isso se cria estímulos na nova geração, mantendo o ritmo e o ânimo.
Valorização: A geração Z tem muita preocupação em se sentir valorizado e reconhecido pelo seu trabalho, ofereça apoio aos jovens, fazendo-o se sentirem parte do time.
Marketing de Incentivo: Atrelado com metas, os jovens dessa nova geração se sente extremamente estimulado quando se lhe é apresentado uma campanha de incentivo, cujo o objetivo é bater metas, ser reconhecido e premiado, como fazer isso?
A geração Z é marcada por ser desprendida e com espiríto livre, ou seja, são amantes da liberdade, então quando for premiar um colaborador que faça parte da nova geração, qual prêmio escolher? O obvio, liberdade de escolha!
Com a Conquiste 360 você encontrará a solução completa quando se trata de premiação:
- Cartões Pré-Pagos: Seu colaborador poderá comprar em milhares de estabelecimentos físicos e virtuais.
- Plataforma Virtual 360: Quer mais tecnologia do que uma carteira digital? Toda premiação feita de forma virtual, prática, segura e moderna.
- Plataforma Conquiste Pontos: A Plataforma mais completa de acúmulo de pontos e resgate de prêmios, com mais de 700 produtos disponíveis.
- Vales Presentes: Vales presentes físicos e virtuais, das melhores marcas e os melhores varejistas do Brasil estão aqui. Você pode realizar pedidos em lote ou individuais.
A Geração Z irá transformar e inovar a sua empresa
Uma geração de grande energia quando se trata criar, inovar, modernizar e implantar novas ideias e oportunidades. Conectada e antenada, combinação que se torna um combustível para resoluções de problemas sob novas percepções com soluções inovadoras.
E então, vocês estão preparados para trabalhar com essa nova geração?
Receba os melhores conteúdos sobre a Conquiste 360!
ARTIGOS POPULARES
Como usar programas de incentivo para retenção do turnover corporativo
11 de outubro de 2025
Política de resgate de pontos corporativos: regras, transparência e engajamento
10 de outubro de 2025
Incentivos para equipes de vendas remotas (Home Office)
09 de outubro de 2025
Tendências em Programas de Incentivos Corporativos para 2026
07 de setembro de 2025
Premiação corporativa em eventos: dicas e boas práticas
27 de agosto de 2025
Programa de Incentivo para Canais: como engajar seus parceiros de vendas
13 de agosto de 2025
Plano de carreira: o que é, tipos e como engajar colaboradores com a estratégia
06 de setembro de 2025
10 estratégias para o desenvolvimento de habilidades em times corporativos
30 de agosto de 2025
Remuneração variável: o que é, objetivos, tipos e como implantá-la
16 de agosto de 2025
Como planejar ações de fim de ano para motivar e engajar sua equipe
09 de agosto de 2025
O que é gamificação nas empresas?
02 de agosto de 2025
Qual a diferença entre bonificação e gratificação?
01 de agosto de 2025
12 ideias de premiação para vendedores que vão engajar sua equipe
19 de julho de 2025
Marketing de incentivo: o que é, exemplos e principais benefícios
18 de julho de 2025
Lifelong Learning: Aprender ao Longo da Vida é o Novo Normal
04 de junho de 2025
Planejamento 5W2H: Organização que Gera Resultados Reais
03 de junho de 2025
Como Manter a Motivação da Equipe em um Cenário de Trabalho Híbrido
02 de maio de 2025
Mãe: A Primeira Referência de Vida — E Uma Força no Mundo Profissional
01 de maio de 2025
Muito Além do Dinheiro: O Futuro do Trabalho e o Poder do Salário Emocional
03 de abril de 2025
Cultura organizacional: o papel das gerações Y e Z na transformação das empresas
07 de março de 2025
Liderança e Protagonismo: Inspirando Colaboradores a Liderarem Suas Próprias Jornadas
18 de fevereiro de 2025
Work-Life Balance: O Papel dos Incentivos no Equilíbrio Entre Vida Pessoal e Profissional
12 de fevereiro de 2025