Estratégias para melhorar o engajamento dos colaboradores

Você sabe o que é um colaborador engajado? Pode ser um funcionário entusiasmado, feliz, ou satisfeito, a definição pode ter inúmeros significados.

Entretanto, podemos definir de modo geral, o engajamento dos colaboradores se dá por serem pessoas comprometidas com o seu trabalho e conectadas com os valores e ambições da empresa, ou seja, uma equipe envolvida, não apenas por remuneração.

Uma empresa que apoia e nutri o envolvimento dos funcionários, consequentemente terá um desempenho melhor de modo geral, em todos os setores da empresa.

Qual a importância do engajamento dos colaboradores para o sucesso da empresa?

Com o engajamento em alta, automaticamente tem-se um colaborador com maior produtividade e desempenho, em sintonia com o que a empresa espera de retorno dele, cooperando de fato para o sucesso do negócio.

Quando se tem uma força de trabalho engajada, se torna muito fácil superar os concorrentes, além de se obter um lucro por ação mais alto e se recuperar com facilidade de contratempos e possuir inovação.

Para obter uma equipe engajada é necessário realizar uma pesquisa de engajamento, e o que seria exatamente? As pesquisas de engajamento são para medir o desempenho, alinhamento estratégico, competência e a satisfação de cada colaborador. Elas devem ser estatisticamente validadas e comparadas com outras organizações, sem essas coisas, é difícil saber o que você está medindo e se os resultados são bons ou ruins.

Para uma pesquisa completa do envolvimento, você poderá fazer uma pesquisa com cerca de 20 a 30 perguntas, onde se deve abranger tópicos relevantes. Uma boa ideia é deixar perguntas em aberto para diagnosticar se existem problemas de engajamento entre os colaboradores. Não existe prazo ou data específica para realização da pesquisa, ela pode ser feita a qualquer momento.

Estratégias de Engajamento

1 - Desenvolvimento Profissional

Empresas que investem em treinamento para seus funcionários alcançam uma margem de lucro 24% maior do que aquelas que não. Além disso, os funcionários em cursos de treinamento têm uma taxa de produtividade 37% maior. (Fonte: https://www.go-gulf.ae/employee-training-importance/)

2 - Reconheça e comemore cada conquista

Demonstre gratidão com tudo, bons gerentes sabem o quanto é importante gerar reconhecimento sob as atitudes dos seus colaboradores, faz com que os mesmos se sintam importantes e valorizados dentro da empresa.

3 - Vida profissional e vida pessoal

O debate da ausência do equilíbrio entre vida profissional e pessoal não é recente, e de fato muitas empresas adotaram práticas para conseguir um maior equilíbrio e bem estar para os seus colaboradores.

Infelizmente a falta desse equilíbrio, anda é a razão pela qual 27% das pessoas deixam o emprego atual. (Fonte: https://xerpay.com.br/blog/equilibrio-entre-a-vida-pessoal-e-profissional/) Mas como combater esse desfalque? Não é tão simples quanto terminar o expediente mais cedo às sextas-feiras, as empresas precisam se atualizar com a geração do momento e pensar em coisas como trabalho remoto (home office), horários flexíveis e estratégias de bem estar dentro do ambiente profissional.

4 - Incentivos Personalizados

Uma das melhores opções de tornar a sua equipe engajada é oferecer benefícios que os seus colaboradores realmente desejam.

Não basta apenas tornar o ambiente do trabalho agradável com uma sala de jogos por exemplo, ou oferecer uma premiação única a toda equipe, os incentivos precisam ser personalizados e se adequar a cada funcionário, já que ambos possuem personalidades e necessidades diferentes, mas como fazer isso?

Uma das soluções é a Plataforma Conquiste Pontos, com ela você poderá oferecer um dos melhores incentivos: Liberdade de escolha! O colaborador poderá escolher exatamente o que ele deseja naquele momento, com um vasto catálogo contendo mais de 700 mil produtos entre os melhores e maiores varejistas do país!

Outras soluções que a Conquiste pode oferecer é a Plataforma Virtual 360, Cartões Pré-Pagos ou até mesmo nossos Vales Presentes, conheça todos os detalhes dos nossos produtos com os nossos especialistas.

Quais erros prejudicam o engajamento dos colaboradores?

1 - Ausência de engajamento da liderança

A falta de orientação quanto ao que os colaboradores podem ou não fazer, gera fragilidade e falta de confiança perante as suas habilidades, fazendo com que os mesmos percam o estímulo necessário para um bom desenvolvimento em suas tarefas. Portanto, a liderança é um papel essencial para o engajamento e eficiência de qualquer equipe.

2 - Falta de preparação

A tecnologia e modernidade deve se fazer presente em qualquer organização, entretanto é necessário preparação para saber lidar com ela, ou seja, é necessário planejamento. Algumas tecnologias podem gerar distração entre os colaboradores e, em vez de ajudar, acabam por prejudicar a produtividade.

Para manter um equilíbrio entre tecnologia e eficiência, é importante trabalhar na conscientização interna, ofereça sempre dicas de como se manter focado dentro do ambiente de trabalho, e não apenas nele, assim como em suas vidas pessoais também.

Vamos deixar os erros de lado e engajar a sua equipe com nossas dicas, a hora é agora!

Entre em contato com os nossos especialistas para receber uma proposta!
comercial@conquiste360.com.br
Telefone: 11 3144-5400 / WhatsApp: 11 94070-9369
https://conquiste360.com.br

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência e analisar como você interage em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.